Como aprender violão sem muito esforço

Aprender violão sempre exige muita dedicação. São horas de prática que são exigidas do aluno e é sempre importante entender que o aprendizado varia de pessoa para pessoa.

Porém, muitos alunos iniciantes (e pessoas que estão na dúvida entre iniciar os seus estudos ou não) perguntam se é possível aprender violão sem muito esforço. Se você ficou interessado em saber a resposta para essa pergunta, continue lendo!

O que você considera esforço?

Bom, respondendo a pergunta de uma forma bem direta e simples: é possível sim aprender violão sem muito esforço. No entanto, antes de entrarmos de vez no assunto, nós precisamos discernir o que você considera esforço.

Esforço para você são horas de prática? Ou é a dificuldade para aprender? Ou você considera esforço como incapacidade (acredite, algumas pessoas enxergam o esforço desta forma)?

Tudo depende da sua perspectiva. De uma forma geral, qualquer coisa que vamos aprender possui algum grau de dificuldade.

Seja qual for a tarefa, sempre existirá nível de esforço seja ele qual for. Se exercitar, aprender a dirigir e uma outra infinidade de tarefas também exigem empenho do indivíduo, e com o violão não é diferente.

Esse artigo foi produzido por nosso parceiro AulaViolao.com, um blog focado em ensinar violão para iniciantes! Gostou desse artigo? Então acesse e encontra mais! AulaViolao.com

Entendi, mas como posso aprender violão sem ter muita dificuldade?

Agora que você tem uma ideia melhor do que você considera como esforço, nós vamos entrar de vez na parte prática do texto.

Como já mencionamos, qualquer tarefa no mundo exige algum tipo de dificuldade. E nem por isso, nós desistimos no meio do caminho, não é verdade?

Se a sua maior dificuldade (ou o seu maior esforço) é em entender como funciona toda a dinâmica do instrumento, o auxílio de um professor ou curso é imprescindível para que você consiga evoluir de maneira rápida e objetiva. O professor é responsável pelo encurtamento do seu caminho e das suas dificuldades.

Agora, se a sua maior dificuldade for as horas de treino que são exigidas para se tornar um bom músico, existem alternativas práticas que você pode tomar. Uma delas, é separar pelo menos 30 minutos ou 1 hora de treino por dia. Se você gosta do instrumento e realmente deseja aprender a tocar, não há substituto para o treino diário.

Com toda a certeza é melhor criar um hábito de treinar pouco tempo todos os dias do que tentar treinar exaustivas horas com uma frequência menor. A diminuição do seu tempo de estudo diminuirá o estresse e também fará com que você acabe fixando os conceitos de maneira mais eficiente.

Lembre-se que quanto menos ansiedade, maiores serão os seus resultados. Não há porque ter pressa. Aprender um novo instrumento é uma maratona, e não uma corrida de cem metros!

Por fim, se a sua maior dificuldade ou percepção do esforço for a sua sensação de incapacidade, é bem provável que você precise de um professor para te motivar além de te ensinar todos os princípios do violão.

Fora o professor, é de profunda importância que você procure entender de onde vem a sua sensação de incapacidade. Você já tentou aprender e não conseguiu? Já teve problemas com algum professor, seja lá qual for a área de estudo?

Muitas vezes a sensação de incapacidade está ligada a uma baixa autoestima ou a algum trauma que aconteceu durante a sua formação como indivíduo. Se esse for o seu caso, é mais importante ainda que você persista no seu objetivo!

O violão no seu caso, não só é um lazer e uma nova habilidade, como também será uma superação pessoal que pode servir para o resto da sua vida. Todas as pessoas conseguem aprender qualquer instrumento que elas desejarem!

Não dá para dizer que neste caso o seu aprendizado será sem esforço, mas podemos afirmar que aprender violão pode ser uma das coisas mais recompensadoras que você pode fazer!

Não existe mágica para aprender violão!

Talvez muitos de vocês clicaram para ler este artigo para descobrir algum “truque” ou “segredo” para aprender violão sem muito esforço.

Porém, a verdade é que não existe mágica. Quanto mais você se empenhar, mais você irá colher os frutos.

Se você tem dificuldade ou acredita que não é capaz, esperamos que esse artigo ajude você a abrir os seus horizontes. Somente as pessoas que não tentam são aquelas que não conseguem o que quer.

Esse artigo foi produzido por nosso parceiro AulaViolao.com, um blog focado em ensinar violão para iniciantes! Gostou desse artigo? Então acesse e encontra mais! AulaViolao.com

Se conhece alguém que precisa de uma forcinha para começar a tocar violão, compartilhe este artigo nas redes sociais!

1 comentário em “Como aprender violão sem muito esforço”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *