Conheça o instrumento musical pandeiro

pandeiro

Instrumentos de percussão estão presentes nos mais diversos estilos musicais, e por esse motivo são muito requisitados por músicos em geral. No entanto, mais do que saber tocar alguns deles, vale ressaltar que também é interessante conhecer as curiosidades e tradições que os cercam.

Por esse motivo, o blog Sala do Músico apresenta neste artigo as principais informações sobre o pandeiro, um dos instrumentos de percussão mais antigos do mundo. Ficou curioso pra conhecer um pouco mais sobre sua origem? Veja só:

O que é um pandeiro?

De maneira simples, o instrumento pandeiro é composto de um aro de madeira sobre o qual é esticada algum tipo de material sintético ou pele. Ao redor do aro, são colocadas soalhas, ou seja, rodelas de metal.

O pandeiro geralmente tem o formato circular, mas também pode ter quadrangular e até mesmo quadrado. Para produzir som, o instrumento pode ser batido com a palma da mão e com os dedos ou então sacudido.

Quais são as partes de um pandeiro?

Ao todo, podemos dividir o pandeiro em seis partes. Confira quais são cada uma delas:

Aro – geralmente produzido em aço inoxidável escovado

Pele – a maioria dos modelos é fabricado com pele de cabra, no entanto existem variações em acrílico e fórmica.

Conjunto do esticador – são peças de aço e de latão, que podem ser niqueladas ou cromadas. São divididas em porca, anel, tirante, mesa, parafuso de fixação da mesa e arruela.

Acessórios – objetos como espátula de bambu do excesso de cera, chave para afinação, caixa com cera e travas, entre outros.

Platinelas ou Soalhas – são placas de metal (podem variar de tamanho), geralmente prensadas. Podem ser cromadas ou niqueladas, em latão ou então bronze fosforoso.

Abafador – Chapa plana fina de latão, colocada entre as platinelas.

Qual a origem do instrumento pandeiro?

As origens do pandeiro podem ser encontradas no período neolítico, onde já era bastante popular na Ásia, Europa e África. Grandes civilizações, como a do Egito, Grécia e Roma já utilizavam o instrumento. Por fim, quem não lembra de ter visto imagens de odaliscas tocando pandeiro nos contos das “Mil e uma noites”?

No Brasil, o instrumento pandeiro entrou por meio de Portugal, e foi bastante utilizado pelos negros em seus folguedos. Além disso, era também utilizado para acompanhar procissões religiosas.

Onde o instrumento pandeiro pode ser utilizado?

Um dos aspectos interessantes dos instrumentos de percussão é que eles podem ser usados em estilos musicais diversos. No caso do pandeiro, ele pode ser tocado sozinho ou então numa banda.

Existem pandeiristas no rock, na música cigana e folclórica, e ainda em orquestras e grupos de chorinho. Especificamente no Brasil, ganhou fama por ser um instrumento de percussão para acompanhar o samba e também na capoeira, para ser executado juntamente com o berimbau.

Existem muitos pandeiristas famosos, mas o mais conhecido deles foi o cantor e compositor Jackson do Pandeiro (1919-1982).

Fala a verdade: deu vontade de aprender mais sobre esse instrumento tão bacana, né? Sendo assim, acesse agora mesmo o Portal Sala do Músico e encontre um professor perto de você!

Clique aqui e veja mais informações.  (www.saladomusico.com.br)

2 comentários em “Conheça o instrumento musical pandeiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *