Conheça os diferentes tipos de violão e guitarra

Qual é o melhor tipo de violão ou guitarra para iniciantes? Quando a gente descobre que existe uma veia musical dentro de nós, a primeira coisa que a gente faz é escolher um instrumento e em seguida vem aquela vontade de aprender a tocá-lo. Depois começa a procura por um profissional, se a escolha foi para tocar violão, pode ser um professor de violão ou de qualquer outro instrumento que você tenha decidido aprender.

dave-murray-fender-startocaster-california-series (1)

 

O próximo passo é a compra. Se você está pensando em comprar um violão ou uma guitarra, precisa ficar por dentro dos modelos mais comercializados e quais são as diferenças entre eles. Se inteirar sobre esse assunto vai te ajudar a escolher o violão ou guitarra que mais se adapta ao que você está procurando.

Não precisa ser professor de violão e nem de guitarra para poder entender direitinho o que cada tipo de instrumento é capaz de fazer, e como a diferença entre eles também pode alterar no som que é reproduzido.

É por isso que hoje vamos te mostrar alguns tipos de violão e guitarra e contar as características de cada um. Depois de conferir os detalhes de cada um deles, ainda que você não seja um professor de violão ou guitarra, vai saber direitinho escolher o melhor modelo para você.

Os diferentes tipos de violão

  • Violão Clássico

O violão clássico é um dos tipos de violão que mais são vedidos no mundo todo, o custo dele é baixo e um bom professor de violão certamente irá indicá-lo para um novato. As cordas desse modelo de violão são de nylon, que machucam bem menos os dedos.

  • Violão Jumbo

O violão jumbo ficou super conhecido quando Elvis Presley usou o modelo, seu professor de violão vai confirmar essa informação. Ele se parece com o violão clássico, mas seu corpo é maior e mais largo. Esse tipo de violão tem um som mais grave, envolvente e equilibrado.

  • Violão Flat e Semi-Flat

Os violões flats são mais finos e geralmente são usadas cordas de nylon nele, isso proporciona um timbre mais suave, e dependendo da equalização timbres mais estridentes e graves também são possíveis de ser alcançados. A diferença do semi-flat para o flat é que o modelo possui a lateral um pouco maior que o flat.

Tipos de guitarra

  • Maciças

A maioria das guitarras elétricas são maciças, um dos modelos que a gente pode citar é a “stratocaster” ou a “telecaster”. O corpo é feito de uma pecinha de madeira, e o som é geralmente captado por pickups, e depois reproduzido por um amplificador.

  • Semi-Maciças

As guitarras semi-maciças são modelos modificados, onde um bloco de madeira atravessa um corpo vazio, tendo características tonais de guitarras de corpo maciço e das semi-acústicas.

  • Acústicas

É o famoso violão acústico. É um tipo de guitarra que não dependente de aparelhamento externo para aumentar a potência do som. A forma e a ressonância do corpo são suficientes para toda a amplificação do som.

  • Semi-Acústicas

Trata-se de uma guitarra elétrica com o corpo vazio e pequenas fendas que interferem no timbre e características acústicas.

Agora mesmo sem ter um professor você já tem conhecimento suficiente dos tipos de violão e guitarra para comprar o seu instrumento e começar a suas aulas de música. Então aproveite as dicas!

Como funciona o Sala do Músico

 

Confira também:

6 comentários em “Conheça os diferentes tipos de violão e guitarra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *