Conheça todas as partes de um violão

partes do violão

Você sabe responder quais são todas as partes do violão? Caso não saiba, nada de tentar justificar com o argumento que isso não é necessário porque, definitivamente, esse conhecimento influencia na sua musicalidade!

Estamos afirmando isso porque um músico que conhece o instrumento que toca tem uma capacidade maior de reconhecer defeitos e também de escolher os melhores modelos durante uma compra.

Sendo assim, nada de desculpa! Este post vai explicar cada parte do violão de forma detalhada. Confira:

Mão 

Também conhecida como cabeçote, headstocke ou cabeça, a mão é a parte de cima do instrumento. O formato pode variar dependendo do modelo. Alguns músicos acredtiam que quanto mais pesada essa parte for, mais qualidade sonora o violão terá.

mão do violão

Tarraxas

Servem para controlar a afinação de cada corda separadamente. Podem ser produzidas com plástico, mas a de metal são as mais resistentes e estáveis. Apesar de serem pequenas, elas cumprem um papel essencial na sonoridade: se não estiverem presas corretamente, podem causar desafinações.

tarracha do violão

Pestana / Capotraste

Geralmente fabricada com plástico, madrepérola ou osso essa parte do violão fica fixada entre o início do braço e a mão. Todas as cordas passam por ela por meio de um pequeno sulco entalhado. A pestana garante uma boa afinação e entonação, e deve sempre estar na altura ideal para facilitar o toque nas notas.

pestana do violão

Escala

Ligado à pestana, temos o braço, e é nessa parte que fica colada a escala do violão. Vale ressaltar que o tamanho dessa escala tem algo poder de impacto na sonoridade do instrumento. Lembre-se: quanto maior ela for, maior será a tensão das cordas. Como resultado, o som tende a ser mais alto e agudo.

escala do violão

Braço

Repare que a cor do braço costuma ser diferente da cor da escala. Isso acontece porque geralmente essas duas partes são feitas de maneiras diferentes. O braço pode ser feito de cedro ou mogno.

braço do violão

Trastes, casas e marcações

Ainda na escala, temos espaços que são chamados casas e que são divididos por trastes, ou seja, partes de metais. Cada casa equivale a um semitom e o número total delas pode variar de acordo com o modelo do violão.

Trastes, casas e marcações

Caixa acústica

Em poucas palavras, é o corpo do instrumento – um conjunto formado pelo tampo (frente), fundo (parte de trás) e pelas laterais. O material da caixa acústica pode ser de diversos produtos, mas o principal (e ideal) é a madeira sólida. Isso faz com que o som seja amplificado com qualidade e precisão.

Em geral, caixas mais largas produzem sons mais graves em comparação às mais finais.

caixa acústica do violão

Cavalete

Fica embaixo da caixa acústica e, além de prender as cordas, pode influenciar na mudança de tonalidade do violão. Fixada nessa parte está o rastilho, que também causa mudanças na afinação, no timbre e no volume do instrumento.

cavalete do violão

Cordas

Geralmente, os violões populares contam com seis cordas, nomeadas da mais aguda para a mais grave da seguinte maneira: E, B, G, D, A, E.

Corda do Violão

Ufa! Viu só que engrenagem incrível é o violão? Agora que você já sabe o funcionamento desse instrumento, reserve um tempo para estudar hoje mesmo. E já sabe, né? O Sala do Músico conta com os professores mais preparados para te ajudar nesse processo. Conheça nosso trabalho!

1 comentário em “Conheça todas as partes de um violão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *