Dicas para escolher um bom professor de música

Então quer dizer que você decidiu se tornar um músico? Isso é muito legal, aprender a tocar um instrumento é um desafio e tanto, mas sem nenhuma dúvida é uma das artes mais bonitas para se apreciar. Não é a toa que muita gente diz que ser músico é um dom! Que tal ver algumas dicas para escolher um bom professor de música?

Mas não dá para simplesmente entrar na primeira escola de música que encontrar, e começar as aulas com o primeiro professor de música que te apresentarem. Ser um bom músico, desses que a gente faz questão de assistir um espetáculo, envolve aprender as técnicas com um bom professor.

Já reparou que quando a gente vai atrás de alguma coisa nova, a nossa tendência é escolher o que existe de melhor? Até porque por se tratar de uma novidade não dá pra arriscar escolher qualquer coisa, não é verdade? O mesmo raciocínio de aplica a escolha de um professor de música. Além disso, escolher um professor de música que tenha afinidade com você, com sua personalidade e seu ritmo também é muito importante para se tornar um músico profissional.

Fique de olho na metodologia de ensino, elas podem variar de um professor de música para o outro. Alguns professores adotam uma metodologia mais dinâmica, outros preferem a metodologia tradicional. Escolha um músico que use uma metodologia que te favoreça em relação ao aprendizado, mas que também te deixe a vontade e animado.

Para te ajudar a encontrar um bom professor de música, preparamos algumas dicas para você se orientar enquanto estiver procurando um músico para te dar aulas. Então pegue o seu caderninho e caneta e anote as nossas sugestões. Vamos lá?

Características de um bom professor de música

Sim, você deve procurar um professor que atenda a sua necessidade, ou seja, que saiba ensinar o que você está buscando aprender. Porém, existem características comuns entre os professores de música, que merecem ainda mais a sua atenção.

Um bom professor é organizado, regrado e segue uma didática funcional. Além disso, um bom professor deve proporcionar os meios para você aprender, espera-se que o mínimo seja a provisão de algum material para você acompanhar e treinar o que for aprendendo.

Experiência

Um músico profissional não é necessariamente um bom professor. Lembre-se que muitos músicos podem ter aprendido a dominar um instrumento de maneira autoditada, e talvez não tenham a destreza necessária para transmitir esse conhecimento.

Por isso, quando escolher o seu professor de música, procure por alguém que tenha experiência prática naquilo que você quer aprender e se profissionalizar (por exemplo: performance, fazer arranjos e harmonias e assim por diante) e principalmente que domine a metodologia para que você realmente consiga aprender.

Formação

A formação profissional é importante justamente para que você tenha o suporte nos critérios anteriores que mencionamos. Um músico de formação tem maior habilidade para preparar um material de apoio para o aluno, e ensinar as técnicas de forma organizada e didática. E cá entre nós, quando a gente sabe que alguém que se diz professor de música é formado em alguma faculdade ou conservatório, com certeza a gente fica mais seguro e tranquilo. Não é mesmo?

Referências

Por último, mas não menos importante, escolha um professor de música com boas referências. Tente ficar por dentro dos locais onde o ele já trabalhou ou procure ex-alunos pra saber a opinião sobre a qualidade de ensino do professor.

Para terminar as nossas dicas com chave de ouro, a gente tem uma excelente indicação para dar, estamos falando da Sala do Músico. O site Sala do Músico vai ser um grande aliado enquanto você estiver fazendo sua busca por um professor de música.

Aqui no Sala do Músico você encontra com facilidade um professor pertinho de você, é só clicar aqui para encontrar um professor de música pertinho de você! E o melhor é que a Sala do Músico seleciona apenas os melhores e mais qualificados professores de música, que são totalmente flexíveis quanto aos locais e horários das aulas. Acesse o site da Sala do Músico e comece as suas buscas por lá.

3 comentários em “Dicas para escolher um bom professor de música”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *