Os 5 segredos de aprender a tocar violão que nunca te falaram!

O iniciante sofre! São semanas, e às vezes até mesmo meses de estudo para conseguir resolver aquela dúvida incessante! Como eu faço meu violão soar melhor? Porque quando eu toco as minhas notas o som não sai igual ao do professor? Como eu aprendo a tocar de ouvido?

Essas são algumas das dúvidas mais comuns, que na verdade, fazem parte dos grandes segredos para aprender a tocar violão que a maioria das pessoas passam durante o seu aprendizado. Se você deseja descobrir quais são esses segredos, continue lendo!

Segredo #1: Começar com um instrumento de boa qualidade é melhor que começar com um instrumento “meia boca”

Muitas pessoas imaginam: vou comprar um violão baratinho para aprender a tocar, se eu gostar eu compro um mais caro.

Esse é um tremendo erro.

Praticamente todos os dias um iniciante desiste de aprender a tocar violão por causa de um instrumento de baixíssima qualidade. Muitas vezes esses instrumentos são desconfortáveis e não seguram a afinação e possuem uma sonoridade terrível, o que acaba transformando o aprendizado em uma verdadeira tortura!

Tenha em mente que um instrumento de qualidade fica em suas mãos por anos e ainda dá a chance de você sentir aquele excelente gostinho de tirar um som maravilhoso.

Você não precisa exagerar no preço seu instrumento, mas é interessante começar com o pé direito! Procure um bom instrumento que esteja dentro do seu orçamento (usados podem ser uma boa opção) e você não irá se arrepender!

Esse artigo foi produzido por nosso parceiro AulaViolao.com, um blog focado em ensinar violão para iniciantes! Gostou desse artigo? Então acesse e encontra mais! AulaViolao.com

Segredo #2: Além do violão, o encordoamento também faz uma grande diferença!

Outro “grande segredo” é a qualidade do encordoamento.

Muitos iniciantes não ligam para a qualidade das cordas, e muitas vezes, nem os professores abordam esse assunto.

A verdade é que as cordas do violão são responsáveis por boa parte do timbre que você escuta. Se o seu som não está muito parecido com o do seu professor, ou se as suas cordas arrebentam com facilidade, tenha certeza que o seu encordoamento ou é velho ou é de baixa qualidade.

Você também não precisa gastar uma fortuna com as cordas do seu instrumento, mas se você deseja aprender a tocar violão com o menor “sofrimento” possível, opte por cordas de boa qualidade que tenham uma boa sonoridade e durabilidade.

Seus ouvidos agradecem e o seu bolso também – já que boas cordas não costumam arrebentar com tanta facilidade!

Segredo #3: Estudar menos gera mais resultados!

No mundo da música todo mundo já ouviu falar daquelas pessoas que estudam o instrumento por horas a fio. Não raro, esses relatos chegam a mencionar oito horas de estudos diários ou até mais.

Nessa situação, é preciso ter cautela!

Mesmo que você tenha o desejo de se tornar um músico profissional, estudar menos vai fazer com que você gere mais resultados.

As pessoas que relatam estudar por horas a fio normalmente não aproveitam totalmente todo esse tempo. O rendimento tende a ser indesejável e a fixação do conteúdo quase sempre é baixa.

Quer evoluir de maneira contínua? Treine (e/ou estude) uma, duas, no máximo três horas por dia todos os dias. Uma hora já é o suficiente se você é iniciante! E se você não está acostumado a treinar nem sequer uma hora, nem pense em começar com um período extenso – isso só vai fazer você desanimar mais rápido.

Pessoas que focam em um assunto por vez até atingir o domínio tendem a se sobressair muito melhor do que aquelas que estudam de tudo, mas não dominam nada.

Fora que aprender a tocar violão deve ser prazeroso e não um segundo trabalho!

Segredo #4: Não existe um modelo de violão melhor que o outro!

Para entender esse quarto segredo também é preciso um pouco de cautela!

Primeiramente, existem sim modelos que possuem uma sonoridade superior. Normalmente esses instrumentos apresentam madeira nobre, uma qualidade ímpar na construção e acabamento que são invejáveis.

Todavia, não é desses modelos que estamos falando especificamente.

Quando vamos aprender a tocar violão é muito comum observarmos os iniciantes discutindo sobre qual modelo é melhor que o outro. O antigo debate do “violão de aço é melhor do que o violão de nylon” e vice-versa ainda ecoa nos dias de hoje.

Porém, é importante ressaltar que tudo depende de gosto pessoal. Desde a sonoridade até o conforto do instrumento nas mãos depende da individualidade.

Se você estava procurando o melhor instrumento de todos é bem provável que você se decepcione. Em alguns estilos o violão de nylon se sobressai, e em outros estilos o violão de aço é mais aparente – tudo depende da situação!

Para ser um músico completo é importante entender que cada modelo tem o seu lugar. Bons músicos não entram nesse debate, eles usam todos os modelos e se divertem enquanto isso!

Segredo #5: Não existe segredo para aprender a tocar violão e o talento é superestimado!

Como assim não existe segredo? Este artigo todo é uma mentira, então?

Calma! Não se trata disso!

Esse quinto segredo é o mais libertador de todos!

Muitas pessoas (principalmente os iniciantes) acreditam que existe algum segredo ou maneira mágica para se tornar um bom músico. E a verdade, é que isso não existe!

Se você quer aprender a tocar violão você precisa ter em mente que é o trabalho em cima do instrumento aliado com a sua dedicação é que vai fazer com que você atinja o sucesso.

O talento existe, é claro, mas ele é superestimado. Uma pessoa não nasce sabendo, e, com certeza, ela é obrigada a passar pelo mesmo processo de aprendizado que todos nós.

O talento nada mais é que uma facilidade maior para entender e desenvolver o que é aprendido, e de forma nenhuma ele é uma coisa mágica que poucas pessoas possuem.

Alguns músicos são melhores na técnica, outros são melhores para compor. Todo mundo tem um talento especial e único, não caia na cilada de que somente os “escolhidos” conseguem se destacar.

Sabendo disso, não desanime ao começar a aprender a tocar violão! Sabendo onde você quer chegar, basta se esforçar!

Esse artigo foi produzido por nosso parceiro AulaViolao.com, um blog focado em ensinar violão para iniciantes! Gostou desse artigo? Então acesse e encontra mais! AulaViolao.com

3 comentários em “Os 5 segredos de aprender a tocar violão que nunca te falaram!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *