Qual é o melhor violão para iniciantes?

Ter o seu próprio violão é essencial para mandar bem nos estudos. Afinal de contas, todo mundo concorda que ter a liberdade de poder tocar na hora e no momento que quiser não tem preço, né? No entanto, todo iniciante fica com a cabeça cheia de dúvidas na hora de escolher seu primeiro modelo. Afinal de contas, qual violão comprar?

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, em primeiro lugar precisamos levar em conta o seu orçamento. Você está com grana para fazer um superinvestimento ou apenas para comprar o básico? Faça as contas e coloque na ponta do lápis o quanto pode gastar!

violao iniciante

Depois que fizer isso, pense se será melhor comprar um violão novo ou usado. Existem bons modelos e lojas, mas não esqueça de comprar em um lugar confiável e de preferência com alguém que possa analisar o modelo para você. Por esse motivo, talvez comprar pela internet não seja a melhor solução…

Outro ponto importante na hora de escolher um violão para iniciantes é se o som será acústico ou elétrico. Caso optar pelo acústico, o instrumento não virá com adaptadores para caixas de som, tornando difícil a sua participação em bandas com instrumentos elétricos ou lugares com muitas pessoas. Você irá depender do uso de microfones perto do instrumento para ampliar o som.

Já o violão elétrico conta com adaptadores específicos para que o som seja amplificado em caixas de som.  Sendo assim, ele acaba sendo mais versátil, já que também funciona sem fios, como o acústico.

corpos de violao

Em seguida, antes de escolher qual é o melhor violão para você, também não deixe de pensar se os fios serão de aço ou de nylon. Basicamente, os de aço são mais duros, então provavelmente você vai precisar de uma palheta ou de algumas semanas de prática para não ficar com dor nos dedos! Esses tipos são usados principalmente para tocar rock, sertanejo e blues.

As de nylon são mais macias, porém não provocam a mesma sonoridade que as de aço, que oferecem um som mais forte e encorpado. Elas funcionam melhor para quem toca samba, MPB e também música erudita.

E uma dica importante: pense com calma antes de tomar a decisão porque violões para cordas de aço não funcionam bem com cordas de nylon e vice-versa!

Após fazer a escolha, procure por defeitos em todo o instrumento. Verifique se as tarraxas giram com facilidade, se o braço não está empenado, se as trastes não estão muito machucadas e – caso optar pelo violão elétrico – certifique que não existe mau contato no adaptador para caixa de som. Olhe todos os detalhes e se necessário compare com um outro violão do mesmo modelo.

tipos de violão

Vale ressaltar que, na hora de escolher qual violão comprar, muitos vendedores costumam descrever o tipo de madeira que o instrumento foi feito, e isso realmente pode fazer toda diferença na sonoridade. No entanto, a melhor maneira de testar essa sonoridade é fazendo um teste, prestando bastante atenção se as notas soam agradáveis para você.

Nesse momento, também certifique se a afinação do violão está em ordem. Infelizmente, existem alguns que desafinam em poucos minutos, o que deixa tudo mais complicado.

O que achou das nossas dicas? Sem dúvida, elas vão te dar uma luz quando escolher o melhor violão para iniciantes.

Boa sorte e muita música para você!

Como funciona o Sala do Músico

Confira também:

8 comentários em “Qual é o melhor violão para iniciantes?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *