“ Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009) e, atualmente, esta cursando licenciatura em música na Faculdade Paulista de Artes e concluindo o curso Antropomusica que fundamenta a educacao musical na Antroposofia. Envolveu-se principalmente no universo da assistência social e arte-educação, tem experiência na área da psicologia escolar e comunitária, com ênfase em música, atuando com oficinas culturais e aulas de música para crianças e jovens em situação de risco. Adicionalmente, como musicoterapeuta, desenvolve um projeto pedagógico e terapêutico que afirma a cultura e a música como ferramentas de transformação pessoal e social. ”
Telefone |
(11) 47027082 / (11) 983461256 |
Qual tipo de alunos? |
Qualquer idade |
Ensina a quanto tempo? |
De 3 a 5 anos |
Locais |
Em todos locais |
Especialidades |
Música popular, especialmente, bossa nova, choro e jazz.
Com crianças trabalho também com música popular brasileira e folclórica. |
Método |
Com crianças e jovens meu método de educação musical está baseado na antroposofia. O aluno aprenderá vivenciando a música não apenas com o instrumento musical, mas como o seu corpo todo. O canto, a euritmia musical, a dança, jogos e brincadeiras expressivas, entre outros recursos, fazem parte da metodologia.
Com adultos, utilizo diversos materiais como métodos mais voltados para o estudo da flauta transversal (Galli, Irmãos Vitale, etc) como também partituras extraídas de songbooks e outros livros didáticos. Costumo trabalhar também com o método Pozzoli e, dependendo do interesse do aluno, também trabalho alguns exercícios de rítmica do Gramani que auxiliam na leitura musical.
Adicionalmente, também considero importante realizar audições com os alunos para trabalhar um pouco a parte de percepção e análise musical. |
Histórico Educacional
-
Faculdade Paulista de Artes – Licenciatura em Música
Mackenzie: Bacharelado em Psicologia.
Escola da Vila – Ensino Médio.
Colégio Waldorf Micael – Ensino Fundamental.
Cursos, palestras e congressos:
Antropomúsica – Educação musical fundamentada na Antroposofia – curso em andamento
IV Semana de Educação Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM – Educação Musical e Contemporaneidade: Invenção, Tecnologia e Pesquisa. (Minicursos: Educação musical de adolescentes e jovens; Jogos de escuta e atividades lúdicas de integração e expressão; Recursos expressivos e possibilidades criativas com a flauta doce) – (2012)
. Práticas e reflexões do educador musical contemporâneo – Centro Cultural São Paulo
Grupos de repertório - SESC SP – Grupo de música popular brasileira com direção de Edzon Ezequiel
Transorquestra – Oficina Cultural Oswald de Andrade SP - Uma orquestra experimental com artistas das mais diversas linguagens com direção de Lívio Tragtenberg.
Música a partir de quase nada: práticas criativas em educação musical – Marisa Trench Fonterrada (UNESP) – SESC SP (2013)
Aulas-espetáculo :
Tocando o Mundo com Mawaca- Instituto Itaú Cultural
Os Muitos Sons de Naná Vasconcelos - Instituto Itaú Cultural
ENFLAMA – 7º Encontro Nacional de Flauta Doce: Excelência na performance – novos caminhos para a flauta doce – Quinta Essentia (2013)
15º Encontro Anual da Associação Círculo Musical: A prática musical (2013)
Seminário Internacional de Artes Visuais na Educação Contemporânea: Experiências que contribuem para a inclusão - SESC SP e Instituto Rodrigo Mendes
Histórico Profissional
-
Instituto Meninos de São Judas Tadeu – Núcleo Sócio Educativo Padre Gregório Westrupp – Musicoterapeuta: Oficinas culturais de musicalização para crianças e jovens de 6-17 anos.
Associação Guayi de Educação Antroposófica – Aulas de música para o ensino fundamental e sonorização das aulas e Euritmia
Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal de Participação e Parceria: Programa de Iniciação Artística. Oficinas culturais de música. Atuação: ONG Estrela do Amanhã.
Fundação Maria Carolina: Projeto Bem Crescer – aulas coletivas de musicalização através da flauta doce para crianças de 5-11 anos.
Colégio René Descartes – aulas coletivas de musicalização através da flauta doce do 1º ao 5º ano.
Oficina de música para crianças – happy hour infantil – Casa Jaya
Trilhas para espetáculos de fantoches infantil: - Recreart festas
Aulas particulares de flauta transversal para crianças, jovens e adultos de nível iniciante e intermediário.
Atendimento clínico à crianças, adolescentes e adultos. Clinica localizada na região do Paraíso (CEAAP) – Abordagem: Psicoterapia Junguiana.
ESTÁGIOS
Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, mais especificamente na Coordenadoria da Gestão de Benefícios.
Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
Projeto Quixote – Trabalho na área de Psicologia Jurídica com famílias, crianças e adolescentes em situação de risco. Oficina de Instrumentos Musicais de Sucata.
Sitraemfa - Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente à Família do Estado de São Paulo. Trabalho na área de Psicologia Comunitária: grupo de discussão e reflexão com os trabalhadores da Fundação Casa.
Clinica Escola da Universidade Presbiteriana Mackenzie: Estágio em Psicoterapia Junguiana – atendimento clinico.
Apresentações musicais:
SESC Rio Preto, SESC Bauru, Tendal da Lapa, Espaço ECLA, Festival Fora do Eixo (Ao Vivo, Domingo na Casa e Festival de Inverno de Mariana e Ouro Preto), Casa do Zezinho, Mostra VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais e Secretaria de Cultura, Festival de Musica do Butantã (Fesmub – Prefeitura de São Paulo, Subprefeitura do Butantã), 24a Feira de Artes da Pompéia (Palco Raízes), Manifestação em defesa da Fonte (Realização: Associação Cultural Morro do Querosene, FEMA e Prefeitura de São Paulo), Barbacena Cultural – Alambique do som, Grito Rock (Itu, Taquaritinga e Sorocaba), Circuito Mineiro de Festivais Independentes (Juiz de Fora, Mariana e Sabará). Praça Victor Civitta, Festival Baixo Centro, Cinemateca, entre outras.
"Muito atenciosa e versátil. Demonstra conhecimento e boa didática, buscando perceber qual as melhores práticas para cada aluno."
|
DOM |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
SAB |
|
8h |
|
|
|
|
|
|
|
9h |
|
|
|
|
|
|
|
10h |
|
|
|
|
|
|
|
11h |
|
|
|
|
|
|
|
12h |
|
|
|
|
|
|
|
13h |
|
|
|
|
|
|
|
14h |
|
|
|
|
|
|
|
15h |
|
|
|
|
|
|
|
16h |
|
|
|
|
|
|
|
17h |
|
|
|
|
|
|
|
18h |
|
|
|
|
|
|
|
19h |
|
|
|
|
|
|
|
20h |
|
|
|
|
|
|
|
21h |
|
|
|
|
|
|
|
22h |
|
|
|
|
|
|
|
Dependências do Aluno
Dependências do Professor