Você deverá trazer seu instrumento e qualquer outro acessório que já tenha comprado, como cinta de guitarra, palhetas extras, sintonizador ou metrônomo. Se não estiver confortável usando essas ferramentas ainda, essa é uma excelente oportunidade de aprender com um especialista. Para aulas de canto, traga uma garrafa d'água. Um gravador pode ser muito útil também.
Cada professor é diferente mas a maioria dos iniciantes começa numa avaliação de nivelamento. Numa aula de principiantes, você pode rever o básico do seu instrumento: as diferentes partes, como manuseá-lo, como carregá-lo de forma adequada e outros cuidados e formas de manutenção. Para as aulas de canto, é uma boa hora para aprender sobre respiração e postura.
Após marcar uma aula conosco, você terá acesso ao perfil do seu professor, que inclui: uma foto, informações sobre o seu estilo de ensino e informações passadas sobre seu trabalho de músico. Alguns professores também podem armazenar arquivos de vídeo e áudio. Sente com seu filho(a) e veja as fotos do futuro professor. Às vezes, só de saber como que o professor parece, já ajuda a afastar o nervosismo. Neste momento, é importante falar sobre suas expectativas acerca das aulas.
Converse com seu filho(a) após a primeira aula para entender o que ele achou da atividade e do professor(a). Um nervosismo inicial é normal. No entanto, se o seu filho(a) reprova algum traço específico do instrutor, e que você acredite que poderá impactar o nível de conforto ou sucesso, é simplesmente aceitável e justo que você desfrute de alternativas e procure um outro profissional. Antecipe-se a questões estruturais, por exemplo: o instrutor não consegue lidar com o seu imaturo e indisciplinado filho de 5 anos de idade. É melhor ajustar isso antes que seja tarde!