Crianças nesta faixa etária são mais suscetíveis em reconhecer certos sons e ritmos, mas na maioria dos casos estão despreparadas para manusear um instrumento musical. Este é o momento ideal para introduzi-las à musica, cantando, vendo e ouvindo juntos, num ambiente familiar e agradável, que despertará em seu filho(a) o amor pela música.
Nesta fase, muitas crianças já terão aptidão para iniciar suas aulas de música, normalmente entre os 5 e 6 anos de idade. É neste momento que as habilidades motoras utilizadas para manusear um instrumento estão se desenvolvendo. Nesta idade, as crianças já podem até ler e interpretar notas musicais. O piano é um dos instrumentos mais comuns neste ciclo e certamente abre o leque para outros instrumentos conforme seu filho(a) progride no universo musical.
A partir dos dez anos, a maioria já está apta a manusear qualquer tipo de instrumento musical. Em paralelo, muitos já começam suas experiências em bandas ou orquestras, se a escola oferecer, e são introduzidos a tantos outros instrumentos. (Tenha em mente que há tamanhos infantis para muitos desses instrumentos, como guitarra e violino, cujo tamanho deve ser dimensionado de forma adequada.)
Nunca é tarde para entrar numa escola de música. Pesquisas apontam para os benefícios desta atividade na vida adulta: redução de stress e diminuição dos riscos de Alzheimer e outras demências. Após seguir os primeiros passos na inscrição às aulas, você certamente notará os benefícios imediatamente, especialmente se o seu intuito for a diversão e o aprendizado de uma nova atividade.